sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Benny Goodman

Greatest Hits
Branco, nascido em Chicago, Benjamin David Goodman(30 de maio de 1909 – 13 de junho de 1986), o Benny Goodman, abriu caminho para os negros na música americana, foi um clarinetista e um craque do jazz e da música clássica e tornou-se um dos maiores líderes de big bands de todos os tempos, sendo reconhecido como o "Patriarca da Clarineta", "O Professor" e "Mestre do Swing".

Em Chicago, numa época em que os EUA estavam marcados pela segregação racial, as leis exigiam a separação de negros e brancos em lugares públicos, o nono filho dos 12 de pobres imigrantes judeus da Polônia, tomava uma atitude corajosa e pioneira, ao mesmo tempo em que fazia o país dançar, com uma big band que tinha um estilo ligeiro e contagiante.

Criou um trio com o legendário baterista Gene Krupa e o pianista Teddy Wilson, primeiro músico negro a se apresentar com um grupo popular branco. Mais tarde, o grupo ganhou o vibrafonista Lionel Hampton, o guitarrista Charlie Christian e muitos outros gigantes do jazz.

Não se pode dizer que Goodman foi o precursor do swing, pois antes dele houve Fletcher Henderson. Mas pode-se afirmar que foi ao som de sua banda que toda a América dançou nos anos 30 e 40 e por isso, até hoje é considerado o "Rei do Swing".

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as big bands saíram de moda, mas Benny Goodman se adaptou, aos 40 anos, começou a estudar clarinete erudito e logo se tornou, também, um nome de destaque nessa área, dividindo sua criatividade entre o jazz e a música clássica.

Tracks:
01 - Frankie And Johnny
02 - One O'Clock Jump
03 - Stompin' At The Savoy
04 - Jersey Bounce
05 - Down South Camp Meeting
06 - Jumping At The Woodside
07 - King Porter Stomp
08 - Stardust
09 - That's A Plenty
10 - How High The Moon
11 - Seven Come Eleven
12 - You Turned The Tables On Me
13 - Buggle Call Rag
14 - Let's Dance
15 - I Found A New Baby
16 - Roll'Em

Download

2 comentários:

  1. Posso sugerir uma postagem?
    Gostaria muito de ler algo sobre Benjamin Warren...
    Abraços
    NB-404

    ResponderExcluir
  2. Não achei nenhum álbum para baixar, apenas o site oficial www.benjaminwarren.com .

    Desculpe-me!

    ResponderExcluir