sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mustang Shelby GT500

Ford Mustang Shelby GT500 1967 - Uma verdadeira máquina



Lançado em Abril de 1964 já como modelo 1965 o Ford Mustang foi apresentado em duas versões: Conversível e Coupé 2 portas. Projetado e concebido para satisfazer todos os gostos, poderia vir equipado com um modesto motor V6 de 2,8L com 101HP até um V8 de 4,8L com 271HP. Após 6 meses, foi apresentada a versão fastback, com forte apelo esportivo. Não houve mudanças significativas para o ano de 1966, quando o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas, comprovando o enorme sucesso alcançado. Cerca de 70% dos carros vendidos eram equipados com alguma versão do motor V8. Para 1967 e 1968 surgiu o Mustang Shelby GT500 cujo qual sofreu a primeira atualização de estilo, crescendo alguns centímetros e procurando ter uma linha mais agressiva e se tornar mais confortável. A principal novidade foi a introdução dos motores V8 big-block como opcional. Para 1967 a potência podia chegar a 325HP, com um V8 de 6,4L e a 390HP em 1968 com um V8 de 7,0L. Em 1969 e 1970 nova atualização de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva. Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa). Os anos de 1971, 1972 e 1973, apresentaram a mais significativa mudança de estilo dentro da primeira geração. Sofreram forte influencia das leis antipoluição, da crescente preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro em aceitarem carros de alto desempenho. Em comparação ao modelo 1965, o Mustang aumentou quase 15 cm e ficou 250kg mais pesado e já não contava com motores tão potentes, quantos os oferecidos nos anos 60. Todos esses fatores acabaram influenciando o fim da primeira geração e provocando o nascimento do Mustang II em 1974, muito mais leve e econômico, porém sem o carisma de um verdadeiro esportivo.



O modelo que mais chama a minha atenção é o Mustang Shelby GT500 1967, hoje em dia é muito conhecido como Eleanor, devido o sucesso do filme 60 segundos.
Em 2007, uma empresa chamada Classic Recreations, de Yukon, Oklahoma (U.S.A.), lincenciou oficialmente o “Eleanor - 60 segundos” e agora fabrica réplicas do carro que estrelou nas telas do cinema.
Os carros vêm em duas versões, uma com 535 cavalos e outra com 750 cavalos.Ambos são contruídos com o chassis do Mustang original de 1967, com autorização da própria Ford e a empresa se compromete a entregar o carro em 4 meses.
Agora, os amantes da velocidade mais abastados que quiserem ter seu próprio Eleanor Mustang terão que desembolsar 139.900 ou 189.900 dólares dependendo do modelo escolhido.



Construtor.........Ford

Produção...........1967-1970. 2005-presente

Antecessor........Ford GT

Classe.................Esportivo

Tipo de
Carroceria..........Coupe

Chassis................Monobloco

Motor..................V8

Caixa de
transmissão........Manual

Desenhista
Projetista.............Carroll Shelby

Ouça o ronco da máquina







2 comentários:

  1. velho esse carro e muito loko maluco ;D

    ResponderExcluir
  2. esse carro e um dos meu preferidos :DD

    sou louco com um desses :D

    Ronco muito bom xD

    ResponderExcluir