terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Setsubun

Oni wa soto! Fuku wa uchi!
Hoje, aqui no Japão, comemora-se o Setsubun, a passagem para uma nova estação do ano. Antigamente, o Japão adotava o calendário chinês. E veio da China a tradição de pedir a sorte no dia 3 de fevereiro, o início da primavera no hemisfério norte. Com a proximidade do ano novo - dia 6, no calendário chinês - , o setsubun promove a limpeza da casa e da alma. Por isso, todos os membros da família devem participar do mamekaki, literalmente, lançamento de grãos. Em casa, o chefe da família veste uma máscara de demônio e as outras pessoas jogam soja em cima dele, enquanto gritam "Oni wa soto! Fuku wa uchi!", ou seja, "Demônios, fora! Sorte, dentro!". (ou venha, sorte!). É tradição também comer a quantidade de grãos de soja equivalente à sua idade. Segundo a tradição, quem faz isso tem saúde por todo o ano. Cada região do Japão tem suas tradições para esse dia, em alguns lugares costuma-se comer sardinha e colocar a cabeça do peixe na porta, para espantar os demônios.

Festival Setsubun de Shizuoka


Mamekaki

Um comentário:

  1. Caros Mateuchev e Marcus,

    gostaria de parabenizá-los pelo blog. realmente não há melhor ocupação que o saber e vocês estão transmitindo coisas importantes.
    Gostaria de saber de vocês se por um acaso sabem de sites em que possa encontrar o tipo de música na postagem "Festival Setsubun de Shizuoka".
    Obrigado,
    Cláudio

    ResponderExcluir