domingo, 1 de março de 2009

Touro Indomável - 1980

O diretor Martin Scorsese conta a história de Jake La Motta, filho de imigrantes italianos que se torna pugilista e que sofre com sua vida desregrada. Com Robert De Niro e Joe Pesci. Vencedor de 2 Oscars.

Sinopse
O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo.

Premiações
- Ganhou 2 Oscars: Melhor Ator (Robert De Niro) e Melhor Montagem, além de ter recebido outras 6 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci), Melhor Atriz Coadjuvante (Cathy Moriarthy), Melhor Som e Melhor Fotografia.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama (Robert De Niro), além de ter recebido outras 6 indicações: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci), Melhor Atriz Coadjuvante (Cathy Moriarthy), Melhor Roteiro e Melhor Revelação Feminina (Cathy Moriarthy).


Curiosidades
- O próprio Robert DeNiro teve que convencer o diretor Martin Scorsese de que poderia interpretar o pugilista Jake LaMotta. Para tanto, treinou boxe durante um ano com o próprio LaMotta e ainda engordou 25 quilos, para interpretar o pugilista aposentado.

- As filmagens de Touro Indomável foram suspensas por 2 meses para que Robert De Niro pudesse engordar o suficiente para interpretar o personagem Jake LaMotta aposentado.

- Durante as filmagens, Robert De Niro acidentalmente quebrou uma costela de Joe Pesci, em uma cena em que ambos lutavam, como sparring. Esta cena inclusive está em Touro Indomável.

- Este é o 1º de 6 filmes em que Robert De Niro e Joe Pesci atuam juntos. Os demais foram Era Uma Vez na América (1984), Os Bons Companheiros (1990), Desafio no Bronx (1993), Cassino (1995) e O Bom Pastor (2006).

- Touro Indomável é a estréia da atriz Cathy Moriarthy no cinema.

- Os efeitos sonoros dos socos foram feitos utilizando o som de melões e tomates sendo esmagados.

- No roteiro original havia uma cena que mostrava Jake LaMotta se masturbando na prisão. Esta cena não chegou a ser rodada, sendo cortada ainda na elaboração da versão definitiva do roteiro.

- Foi o veterano cineasta inglês Michael Powell quem aconselhou Scorsese a filmar em preto e branco. Apenas os filmes caseiros de Jake LaMotta são coloridos, em Touro Indomável.

- Nas cenas em preto e branco foi utilizado chocolate em cena, para representar sangue nas cenas do filme.

- A trilha sonora alterna trechos da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni, com canções populares, como a brasileira "Não tenho lágrimas".

Ficha Técnica
Título Original: Raging Bull
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1980
Estúdio: United Artists / Chartloff-Winkler Productions
Distribuição: United Artists
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader e Mardik Martin, baseado em livro de Jake LaMotta, Joseph Carter e Peter Savage
Produção: Robert Chartoff e Irwin Winkler
Música: Robbie Robertson
Direção de Fotografia: Michael Chapman
Desenho de Produção: Gene Rudolf
Direção de Arte: Kirk Axtell e Alan Manser
Figurino: Richard Bruno
Edição: Thelma Schoonmaker


Elenco
Robert De Niro (Jake La Motta)
Cathy Moriarty (Vickie La Motta)
Joe Pesci (Joey La Motta)
Frank Vincent (Salvy)
Nicholas Colasanto (Tommy Como)
Theresa Saldana (Lenore)
Mario Gallo (Mario)
Frank Adonis (Patsy)
Joseph Bono (Guido)
Frank Topham (Toppy)
Lori Anne Flax (Irma)
Charles Scorsese (Charlie)
Michael Badalucco
Martin Scorsese
John Turturro

Download
Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário