sábado, 5 de setembro de 2009

O Expresso da Meia-Noite - 1978


Sinopse

No início dos anos 70, após uma estada em Istambul, Billy Hayes, um estudante americano, é preso pela polícia turca quando se prepara para deixar o País, em companhia de Susan, sua namorada, carregando com ele alguns pacotes de haxixe presos debaixo de suas roupas.

Uma vez preso, Hayes é jogado numa penitenciária onde imperam a violência, o suborno e a insanidade. Lá, ele faz amizade com outros detentos ocidentais, como o inglês Max, o americano Jimmy Booth e o sueco Erich. Max lhe recomenda um advogado que tem conexões com o sistema legal turco, supostamente corrupto. O advogado, de nome Yesil, faz contatos com Hayes, seu pai e um representante do Consulado americano.

Fazendo previsões otimistas, Yesil consegue arrancar uma grande soma da família de Hayes, mas ao ser levado a julgamento, este é sentenciado com uma pena de 4 anos de reclusão. Sua vida transforma-se, então, num enorme pesadelo, sendo estuprado e submetido a constantes torturas físicas e psicológicas.

Quando faltam apenas 53 dias para ser libertado, o Cônsul americano informa que a Alta Côrte em Ankara acaba de rejeitar sua sentença, decidindo por um novo julgamento. Ao comparecer ao tribunal, Hayes vê sua pena passar de 4 para 30 anos de reclusão.

De volta à prisão, ele logo descobre que as únicas formas de sair dali são por morte ou através do 'Expresso da Meia-Noite' (expressão usada para designar 'fuga'). Assim, ele decide elaborar um plano de fuga, juntamente com Jimmy e Max.

Quando o plano deles é descoberto por Rifki, um detento turco e 'informante', o mesmo logo chega ao conhecimento de Hamidou, o guarda-chefe da prisão. Este leva Jimmy, por considerá-lo culpado. Hayes decide se vingar de Rifki e o ataca ferozmente, arrancando-lhe um pedaço da língua, o que o leva a ser transferido para a ala dos doentes mentais. Rodeado de detentos insanos, Hayes termina perdendo o contato com a realidade.

Susan, sua namorada, chega para uma visita e consegue que ele volte à realidade, retomando seu desejo de lutar por sua liberdade. De volta à sua ala, Hayes tenta subornar Hamidou que, após embolsar o dinheiro do suborno, o arrasta para a 'câmara de tortura'. Lá, eles entram em luta que termina com a morte acidental de Hamidou.

Hayes apanha a arma do policial, rouba um uniforme e consegue sair da prisão. Em seguida, dirige-se à fronteira com a Grécia onde, após cruzá-la, embarca para Nova York.

Ficha Técnica

Direção: Alan Parker
Roteiro: Oliver Stone
Produção: Alan Marshall, David Puttnam
Música Original: Giorgio Moroder
Fotografia: Michael Seresin
Edição: Gerry Hambling
Design de Produção: Geoffrey Kirkland
Direção de Arte: Evan Hercules
Figurino: Milena Canonero
País: UK, USA
Gênero: Drama, Suspense


Elenco
Brad Davis.............Billy Hayes
Irene Miracle..........Susan
Bo Hopkins............Tex
Paolo Bonacelli .......Rifki
Paul L. Smith .........Hamidou
Randy Quaid ...........Jimmy Booth
John Hurt ............Max
Norbert Weisser....... Erich
Mike Kellin ...........Sr. Hayes
Franco Diogene........ Yesil
Michael Ensign ........Stanley Daniels
Gigi Ballista .........Juiz
Kevork Malikyan .......Promotor
Peter Jeffrey .........Negdir

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário