domingo, 8 de agosto de 2010

Irreversível - 2002


O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.

Ficha Técnica:
título original:Irreversible
gênero:Drama
duração:01 hs 39 min
ano de lançamento:2002
estúdio:Studio Canal / 120 Films / Grandpierre / Eskwad / Rossignon / Les Cinémas de la Zone / Nord-Ouest Productions
distribuidora:Lions Gate Films Inc.
direção: Gaspar Noé
roteiro:Gaspar Noé
produção:Christophe Rossignon
música:Thomas Bangalter
fotografia:Benoît Debie e Gaspar Noé
figurino:Laure Culkovic
edição:Gaspar Noé

Elenco:
Monica Bellucci (Alex)
Vincent Cassel (Marcus)
Albert Dupontel (Pierre)
Philippe Nahon (Philippe)
Jo Prestia (Le Tenia)
Stéphane Drouot (Stéphane)
Mourad Khima (Mourad)
Jean-Luis Costes
Gaspar Noé

Curiosidades:
Assim como o próprio filme, cujos eventos são narrados de trás para frente, os créditos finais de Irreversívelsão exibidos logo no início do longa-metragem. Ao término do filme não há créditos disponíveis.
- Este é o 8º de 10 filmes em que Vincent Cassel e Monica Bellucci atuam juntos. Os demais foram L'Appartement (1996), Come Mi Vuoi(1997), Dobermann(1997), Compromis(1998), Le Plaisir (et ses Petits Tracas)(1998), Méditerranées(1999), O Pacto dos Lobos (2001), Agentes Secretos (2004) e Sheitan(2006).
- O sangue exibido no rosto de Monica Bellucci após a cena do estupro foi inserido digitalmente após a cena ter sido filmada. O mesmo foi feito para enrubecer seu rosto na cena da luta no bar.
- Em uma cena logo após o estupro o ator Vincent Cassel é questionado sobre qual seria seu nome, com ele respondendo "Vincent" e logo em seguida dizendo que era uma brincadeira. Isto não estava no roteiro, com o próprio Vincent Cassel corrigindo o erro por ele cometido para evitar que a cena fosse novamente rodada, já que esta era uma das cenas mais complexas de todo o filme.
- Foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio BR 2002.

Download Parte1 Parte2 Parte3

Nenhum comentário:

Postar um comentário