sábado, 31 de janeiro de 2009

Romeo y Julieta

Um dos melhores charutos cubanos nasceu de amor impossível, aliás, do mais famoso deles: Romeu e Julieta, de Shakespeare. Reza a lenda que esse seria o livro preferido dos tabaqueiros de Cuba, ao lado de O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Responsável por uma imensa variedade de charutos, em torno de 50, os charutos da marca Romeo y Julieta gozam de um prestígio internacional tal qual o livro inspirador.Especulações à parte, o charuto foi criado em 1875, por Don Inocêncio Alvarez. Pouco tempo depois, a marca foi vendida para a sociedade Rodríguez Argüellez y Cia., de José Rodriguez, mais conhecido por Don Pepín. Dessa forma, a fábrica de charutos Romeo y Julieta nasce de fato em 1903 pelas mãos de Don Pepín. Sempre citado como um homem alegre e conversador, foi ele o primeiro a reconhecer a importância das anilhas como um fator de êxito de um charuto. Sua criação mais conhecida é o Romeo y Julieta Churchill, criado em homenagem ao estadista Winston Churchill, um dos mais devotos apreciadores da marca. Desde a primeira visita de Churchill a Cuba, em 1946, seu nome foi utilizado em diversas anilhas até a criação do Romeo y Julieta formato Churchill (17,80 centímetros de comprimento e calibre 47). Não troco um Romeo y Julieta Churchill por nenhum outro charuto.

2 comentários:

  1. Se eu não conhecesse o verdadeiro teor de um Romeo y Julieta Churchill, não concordaria com o seguinte trecho:

    "Não troco um Romeo y Julieta Churchill por nenhum outro charuto."

    ResponderExcluir
  2. A história fuma charuto cubano
    Em minha Havana
    Eu sou meu comandante-chefe
    Mil ventos anunciam falcões
    Em direção a minha ilha
    Não temo, sou fiel.
    Castro qualquer persona.
    Minha Havana é maior que Bagdá.



    Jean Narciso (Poeta Brasileiro, 1980)

    ResponderExcluir