sábado, 4 de julho de 2009

A Embriaguez do Sucesso - 1957

O Agente de Notícias da Broadway, Sidney Falco, está tendo dificuldades em publicar notas de seus clientes no importante jornal 'New York Globe', por não ter conseguido atender a um pedido pessoal do mais poderoso colunista daquele jornal, J. J. Hunsecker. É que este lhe pedira para arranjar uma forma de separar sua irmã mais nova, Susie Hunsecker, de 19 anos, de Steve Dallas, um talentoso músico de jazz que está se apresentando em um Quinteto, no Elysian Room, e por quem ela se acha inteiramente apaixonada.
Ao comprar um exemplar do jornal, ele constata mais uma vez que suas notas continuam não sendo publicadas na coluna 'Os Olhos da Broadway', de Hunsecker. Contrariado, chega ao seu escritório onde, sua secretária, Sally, lhe informa que um cliente já havia telefonado três vezes reclamando a não publicação de uma nota previamente acordada.
Sidney vai até o Elysian Room, onde sabe por Rita, uma jovem loura que vende cigarros, que Susie aguarda o músico na porta dos fundos. Num dos intervalos da apresentação, Steve vai até Susie, onde combinam uma forma de anunciarem sua próxima união a JJ, muito embora ele reconheça que o irmão de Susie não o considera um bom partido para ela. Quando Susie toma um táxi para casa, Sidney a acompanha. No caminho, ela lhe diz que ele pode contar ao irmão que, finalmente, ela encontrou em Steve o homem de sua vida.
Sidney dirige-se ao 'Clube 21', local freqüentado por JJ, onde o encontra em companhia do senador Harvey Walker, do agente de notícias Manny Davis e de Linda James, sua acompanhante. Numa oportunidade, ele diz para JJ que o romance de Susie está mais sério do que ele imaginava. Ao sairem, JJ lhe diz que está cada vez mais desapontado com sua ineficiência.
Sidney procura, então, Leo Bartha, um colunista rival de JJ, e tenta chantageá-lo, já que ele é casado e está tendo um caso com Rita, a jovem do Elysian Room, mas este o enfrenta e se recusa a publicar algo que desabone Steve Dallas. Otis Elwell, um colunista do 'The Record', assiste a tudo. Ao observar a forma lasciva com que o colunista olha para uma mulher, Sidney sugere apresentá-lo à Rita, em troca da publicação do artigo contra Steve. Depois de uma breve conversa, os dois vão ao encontro da jovem, a quem Steve diz que trouxe Elwell por ser a pessoa que poderá ajudá-la em relação ao seu emprego ameaçado.
No dia seguinte, Sidney lê no 'The Record' o artigo em que diz que Steve Dallas é comunista e viciado em maconha, fatos que acabarão com sua reputação. Ao chegar a seu escritório, encontra Steve e Frank D'Angelo, responsável pelo Quinteto, furiosos a acusá-lo e a JJ pela difamação. Sidney, então, os convence de que a acusação não faz sentido, já que Elwell e JJ são inimigos.
Depois que eles saem, Sidney telefona para JJ e conta o ocorrido. Este, preocupado em perder a confiança da irmã, resolve mudar de tática e propõe limpar o nome de Steve. Ao se encontrarem num teatro, JJ mostra-se simpático em relação a Steve, a quem promete limpar seu nome. Nos bastidores, entretanto, exige que Susie rompa definitivamente com o músico, com o que ela concorda.
Em seguida, JJ oferece dinheiro a Sidney para que este procure o corrupto Ten. Harry Kello a fim de ser dada uma boa lição a Steve. Oferece, ainda, três meses como editor de sua coluna, quando ele estiver viajando com a irmã em um cruzeiro. Nesse meio-tempo, Susie encontra-se com Steve. Juntos, eles lamentam o rompimento, mas Susie diz que não vai poder voltar pra ele com medo de uma retaliação por parte de JJ.
Naquela mesma noite, no 'Joe Robard's Club', onde o Quinteto está se apresentando, Sidney vê quando Kello estaciona seu carro defronte. Para levar a frente o plano de JJ, Sidney 'planta' maconha no sobretudo de Steve e avisa o corrupto policial.
Quando Steve deixa o local, Sidney vê o carro de Kello seguí-lo. Horas depois, vai ao encontro de JJ. Ao chegar à sua casa, Susie o culpa pelo que ocorreu ao seu namorado e ameaça suicidar-se. Ele não acredita em sua intenção, mas quando ela se prepara para se jogar do alto de sua varanda, ele a salva no último instante.
JJ chega na hora e, pensando que Sidney está tentando estuprar a irmã, o esbofeteia fortemente. Susie mantém-se calada, mesmo quando Sidney lhe pede que confesse que ele a impedira de cometer suicídio. Os dois homens trocam acusações em relação ao atentado sofrido por Steve.
Quando Sidney deixa o apartamento, JJ liga para Kello a quem pede que o castigue por ter 'plantado' maconha no sobretudo de Steve. Susie faz suas malas e sai, atravessando a rua para escapar da possessividade do irmão.

Ficha Técnica
Direção: Alexander Mackendrick
Roteiro: Ernest Lehman, Clifford Odets
Produção: James Hill
Música Original: Elmer Bernstein
Fotografia: James Wong Howe
Edição: Alan Crosland Jr.
Direção de Arte: Edward Carrere
Figurino: Mary Grant
Efeitos Sonoros: Jack Solomon
País: USA
Gênero: Drama, Filme-Noir

Elenco
Burt Lancaster (J. J. Hunsecker )
Tony Curtis (Sidney Falco )
Susan Harrison (Susan Hunsecker)
Martin Milner (Steve Dallas)
Sam Levene (Frank D'Angelo)
Barbara Nichols (Rita)
Jeff Donnell (Sally)
Joe Frisco (Herbie Temple)
Emile Meyer (Ten. Harry Kello)
Edith Atwater (Mary)

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário