segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sex On The Beach



Existem milhares de receitas diferentes que utilizam o mesmo nome. A razão deve-se ao fato dos empregados de bar se apropriarem do nome atrativo desta receita original para comporem o seu coquetel com misturas diferentes. Eis algumas curiosidades:

Nos Estados Unidos existe o TGI Friday's, uma cadeia de restaurantes americana (a sigla significa Thank God/Goodness It's Friday - Graças a Deus é sexta-feira) que testa, inaugura e executa as mais variadas receitas que se podem encontrar em todos os bares dos EUA, como por exemplo: speedrails, utilização intensiva dos store'n'pours, sour mix, etc. A sua máxima : "Everyone looks forward to friday's".

Era de muito mau gosto colocar, nos EUA, a palavra "Sex" num menu. O TGI Friday's brincou com as palavras e criou o "Fun at the Beach": Fun ("to have fun" e tem também o duplo sentido de "fazer amor"/ "ter prazer").

Paralelamente, um outro coquetell foi criado com o mesmo estado de espírito: "Peach on the Beach" (que esconde tal como o anterior um duplo sentido), também conhecido por "Sunset Boulevard").

Numa época em que a sociedade começa a se tornar mais liberal surge então, da conjugação do "Fun at the Beach" e do "Peach on the Beach", o famoso "Sex on the Beach". Composto por quantidades iguais (2cl de vodka, 2cl de midori, 2cl de chambord juntamente com os sumos de ananas e de cranberry), os ingredientes escurecem o cocktail, mas conferem-lhe em contrapartida um sabor bastante suave.

Mas eis que tudo se complica: no início dos anos 80 na Europa, o Midori não se vende em lado nenhum e o Chambord não se encontra antes dos anos 2000, também o sumo de cranberry não se encontra facilmente!! A versão que ganha mais terreno então é o "Peach on the Beach", apresentando como únicas dificuldades o sumo de cranberry e o fato de se conhecer a receita!
Com a chegada da Disney e do Friday's na França (1992/1994), as duas versões das receitas começam a ganhar renome. O sucesso da versão "Fun on the Beach", ajudada pelo aparecimento do cranberry, do Midori e, em especial, do Chambord, contribuiram consagração do "Sex on the Beach". Regra dos EUA: beach = cranberry.

O Chambord foi introduzido na França por James Al Atrakchi. Em 1995, em Hollywood, a empresa Chambord ficou estupefata com o sucesso da sua bebida que acreditavam não ter qualquer futuro na sociedade francesa.


Das tantas receitas desse delicioso drinque, a que mais me agrada é a seguinte:

Ingredientes:
- 40 ml de Vodka
- 20 ml de Licor de Pêssego
- 40 ml de Suco de Laranja
- 20 ml de Grenadine (xarope de romã), na falta, use groselha.
- Gelo

Modo de Preparo:
- Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira e mexa bem.
- Em um copo do tipo Highball Glass (acho que fica mais bonito num copo do tipo Hurricane) com bastante gelo despeje a mistura.
- Se quiser, use uma fatia de laranja ou abacaxi como decoração na borda do copo e uma cereja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário