domingo, 15 de março de 2009

No Calor da Noite - 1967

Após ser considerado suspeito do assassinato do principal empresário de uma pequena cidade apenas por ser negro, um detetive precisa ajudar a polícia local a desvendar o caso. Dirigido por Norman Jewison (Hurricane - O Furacão) e com Sidney Poitier, Rod Steiger e Lee Grant no elenco. Vencedor de 5 Oscars.
Sinopse
Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino. Mas o xerife Bill Gillespie (Rod Steiger) descobre, para seu espanto e constrangimento, que Virgil é um detetive da polícia da Filadélfia, que visitava sua família. Ironicamente Virgil é um expert em homicídios e recebe recebe ordens do seu superior para ajudar no caso. Isto o desagrada e também a Gillespie, que não gosta de ter um policial negro ajudando nas investigações. Para deixar mais tensa a situação Leslie Colbert (Lee Grant), a viúva da vitima, vê a ineficiência da polícia de Sparta e exige a presença de Virgil. Gillespie odeia a idéia, mas há uma grande pressão para o caso ser solucionado, assim aceita a colaboração de Virgil. Aos poucos vai surgindo um respeito entre eles. Virgil reconhece que Gillespieé uma pessoa bem decente, que está tentando fazer o melhor possível, e Gillespie passa a admirar Virgil por sua experiência e profissionalismo. Mas um detetive negro comandar uma investigação em uma região muita racista pode não dar certo.

Premiações
- Ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Rod Steiger), Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu ainda mais duas indicações, nas categorias de Melhor Diretor e Melhores Efeitos Especiais.

- Ganhou 3 prêmios no Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama (Rod Steiger) e Melhor Roteiro. Recebeu ainda mais 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Sidney Poitier) e Melhor Atriz Coadjuvante (Lee Grant e Quentin Dean).

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, no Prêmio UN e na categoria de Melhor Ator Estrangeiro (Rod Steiger). Recebeu ainda mais duas indicações, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator Estrangeiro (Sidney Poitier).

- Recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV.

Curiosidades
- Este é o 1º de 3 filmes em que o ator Sidney Poitier interpretou o personagem Virgil Tibbs. Os demais foram Noite Sem Fim (1970) e A Organização (1971).

- No Calor da Noite foi o 1º filme com classificação de censura PG a ganhar o Oscar de melhor filme.

- Rod Steiger recebeu a sugestão do diretor Norman Jewison de mascar chiclete sempre que estivesse em cena. Inicialmente Steiger relutou à idéia, mas terminou por aderi-la. Durante as filmagens ele mascou 263 chicletes.

- A cena feita na casa do xerife Bill Gillespie foi feita de improviso pelos atores Sidney Poitier e Rod Steiger.

- O orçamento de No Calor da Noite foi de US$ 2 milhões.

Ficha Técnica
Título Original: In the Heat of the Night
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1967
Estúdio: The Mirisch Companion
Distribuição: United Artists
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Stirling Silliphant, baseado em livro de John Ball
Produção: Walter Mirisch
Música: Quincy Jones
Fotografia: Haskell Wexler
Desenho de Produção: Robert Priestley
Direção de Arte: Paul Groesse
Figurino: Alan Levine
Edição: Hal Ashby

Elenco
Sidney Poitier (Detetive Virgil Tibbs)
Rod Steiger (Xerife Bill Gillespie)
Warren Oates (Oficial Sam Wood)
Lee Grant (Leslie Colbert)
Larry Gates (Eric Endicott)
James Patterson (Purdy)
William Schallert (Prefeito Webb Schubert)
Beah Richards (Mama Caleba)
Peter Whitney (Oficial George Courtney)
Kermit Murdock (H.E. Henderson)
Larry D. Mann (Watkins)
Matt Clark (Packy Harrison)
Arthur Malet (Ted Ulam)
Fred Stewart (Dr. Stuart)
Quentin Dean (Delores Purdy)
Scott Wilson (Harvey Oberst)
Anthony James (Ralph Henshaw)
Jack Teter (Philip Colbert)

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário