domingo, 15 de março de 2009

Por um Punhado de Dólares - 1964

Por Um Punhado de Dólares ou Per Un Pugno di Dollari (em italiano), ou ainda A Fistful of Dollars (em inglês), é um filme de 1964 dirigido pelo italiano, Sergio Leone, e com a atuação principal de Clint Eastwood. O filme iniciou a popularidade dos gênero "Spaghetti western" e faz parte da trilogia dos dólares (como é comumente conhecida). Os filmes seguintes foram Por uns dólares a mais (Per qualche dollaro in più) e Três homens em conflito (Il buono, il brutto, il cattivo), também com a atuação de Clint Eastwood. Em ambos os filmes, o personagem de Eastwood não diz o seu nome, recebendo então apelidos de outros personagens, como Joe ou Blondie.
Sinopse
Pistoleiro que chega a uma cidade dividida por duas gangues rivais, os Rojos e os Baxters. Ele se aproveita desta rivalidade para enriquecer ao mesmo tempo em que procura ajudar uma família injustiçada na cidade (o pai da família teve a sua esposa raptada por um dos grupos). O vilão é interpretado pelo italiano Gian Maria Volontè.

Curiosidades
O filme teria sido inspirado em Yojimbo de Akira Kurosawa (escrito por Kurosawa e Ryuzo Kikushima). Acredita-se que este, por sua vez, seria baseado no romance Red Harvest, de Dashiell Hammett, apesar de não ter sido creditado.

Kurosawa insistiu em receber compensações, escrevendo a Leone: "é um ótimo filme, mas é o meu filme". Após certo tempo, os produtores de Kurosawa conseguiram obter uma compensação de cem mil dólares, mais 15% da fatura do filme na Ásia. Mais tarde, Kurosawa reconhece o filme como um remake digno de Yojimbo.


Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário