quinta-feira, 6 de maio de 2010

Margarita




A origem da margarita é mexicana. Nome de uma cidade perto de Guadalajara, onde estão as principais destilarias de Tequila, feita a partir de agave azul (que nada tem a ver com o cáctus saguaro - símbolo de quase tudo que vem do México -, presente, inclusive, em muitas taças de margaritas).
Há mais de uma versão para a origem do nome do drinque.
*A americana Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred MacMurray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne etc. Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo. Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã, Margarita!
*Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin, na juventude, antes de sua fama, se apresentava em Cassinos na vida noturna de Tijuana, México. Ali, um barman de nome Enrique Gutierrez criou o coquetel e o batizou em homenagem à atriz.
*Nos anos 40, havia um bar de estrada em Rosarita Beachna Baja California que era de propriedade de Danny Herrera. O local era frequentado por Katherine Hepburn,Ava Gardner e outras celebridades. Herrera criou o coquetel, uma maneira de suavizar o gosto forte da tequila, para conquistar uma certa Marjorie (Margarita em espanhol) King.


Ingredientes:
- 40 ml de Tequila
- 25 ml de Cointreau (Triple-Sec)
- 15 ml de Suco de Limão Taiti
- Gelo

Modo de Preparo:
- Utilize um copo do tipo Cocktail Glass resfriado e faça uma crosta de sal na borda do copo.
- A crosta pode ser feita umedecendo a borda do copo com um pedaço de limão e depois aplicando a mesma em um pote raso com sal. Deve ficar igual o mostrado na foto acima.
- Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira (Shaker) com pedras de gelo e mexa bem.
- Utilize uma peneira ou filtro de gelo da coqueteleira e jogue a mistura no copo.
- Pode-se utlizar uma fatia de limão para decorar a borda do copo.

* Muitos utilizam o Sour Mix ou Margarita Mix ao invés do suco de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário