quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dexter Gordon

Dexter Gordon - Go - 1962

Dexter Gordon (1923 - 1990) é considerado o principal saxofonista tenor a emergir durante a era do bebop. Começou estudando clarinete, que depois trocou pelo sax tenor. Sua carreira começou em 1940 com Lionel Hampton, com quem ficou até 1943. Já em 1941 o grande Coleman Hawkins afirmou que Dexter era um seus tenoristas favoritos. Dexter tocou em seguida com Nat King Cole, Lee Young, Fletcher Henderson e Louis Armstrong. Em dezembro de 1944 foi para Nova Iorque tocar na orquestra de Billy Eckstine, cheia de beboppers que o influenciaram bastante. Também tocou com Dizzy Gillespie antes de retornar para sua cidade natal, Los Angeles, em 1946. Nos anos seguintes transitou entre a costa oeste e a costa leste (ignorando a divisão artificial que se tentava estabelecer entre elas). Um de seus principais parceiros nessa época era Wardell Gray, com quem também travou “batalhas” de tenores que ficaram célebres.
Nos anos 50, problemas com drogas forçaram Dexter a períodos de inatividade e até mesmo levaram-no à prisão. Em 1960, recuperado e imbuído de novo ânimo, passou a gravar com a Blue Note. Foi para a Europa em 1962, onde ficaria por um longo período, até 1976, gravando para a Steeplechase. Durante esses anos, alcançou grande popularidade no continente, sendo no entanto praticamente esquecido nos EUA. De qualquer forma, porém sua volta em 1976 recebeu grande destaque. Problemas pessoais, como um segundo casamento desfeito e problemas com a bebida, fizeram com que sua música entrasse numa fase descendente. Em 1986 viveu seu terceiro comeback, atuando no filme Round Midnight de Bertrand Tavernier (que teve a trilha sonora composta por Herbie Hancock). A convincente e tocante interpretação de Dexter, no papel do veterano saxofonista alcoólatra Dale Turner, surpreendeu a todos e lhe valeu uma indicação para o Oscar.
Influenciado por Lester Young, o som de Dexter Gordon no sax tenor por vezes parecia o de um sax alto, por sua leveza, com um fraseado que usualmente era relaxado e lírico, embora fosse plenamente capaz de uma abordagem mais agressiva, dependendo da ocasião - afinal, ele era oriundo do bebop. Sua música influenciou muitos jazzistas, especialmente tenoristas, e sua figura se tornou cult entre o grande público

Tracks:
01 "Cheese Cake" (Dexter Gordon) – 6:33
02 "Guess I'll Hang My Tears Out to Dry" (Jule Styne, Sammy Cahn) – 5:23
03 "Second Balcony Jump" (Billy Eckstine, Gerald Valentine) – 7:05
04 "Love for Sale" (Cole Porter) – 7:40
05 "Where Are You" (Jimmy McHugh, Harold Adamson) – 5:21
06 "Three O'Clock in the Morning" (Dorothy Terris, Julian Robledo) – 5:40


Dexter Gordon — tenor saxophone
Sonny Clark — piano
Butch Warren — bass
Billy Higgins — drums

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário