quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Wayne Shorter

Wayne Shorter - Schizophrenia - 1967

Compositor e saxofonista, Wayne Shorter é considerado um dos mais influentes músicos do jazz moderno. Nascido no dia 25 de agosto de 1933 em New Jersey, frequentou a NYU, onde se graduou em artes. Por um curto período, antes de entrar para o exército em 1956, Shorter tocou na banda de Horace Silver e, ao sair de lá, excursionou com a Big Band de Maynard Ferguson. No mesmo ano entra para os Jazz Messengers de Art Blakey, onde permanece por cerca de quatro anos, ganhando maior notoriedade e recebendo o prêmio de Saxofonista Revelação da revista Down Beat.
O ano de 1964 foi especialmente prolífico para Shorter, que gravou três obras-primas do jazz - Night Dreamer, Ju Ju e Speak no Evil - antes de deixar os Jazz Messengers para juntar-se à segunda formação do quinteto de Miles Davis, que contava ainda com a participação de Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams.
Wayne Shorter é considerado por muitos a amálgama desta legendária formação, da qual faria parte até 1970. Improvisador de grandes recursos, passou a ser o saxofonista mais destacado dentro da cena jazzística depois da morte de John Coltrane. Em 1970, sai para formar a espinha dorsal do grupo Weather Report junto com o pianista e tecladista austríaco Joe Zawinul, com quem já havia tocado na orquestra de Maynard Ferguson. Shorter permanece no Weather Report até 1985, e nesta época sua fama já extrapolava os meios jazzísticos, o que o levou a participar de álbuns de músicos pop como Joni Mitchell e Steely Dan.
Seja em sua carreira solo ou junto ao Weather Report, Shorter ajudou a redefinir novas fronteiras musicais, adicionando ao jazz elementos da música clássica, do rock e sons eletrônicos. Exceto por alguns curtos períodos de descanso, Shorter tem excursionado com bastante freqüência mundo afora e como outros grandes do jazz tem revelado jovens talentos. Não se deve esquecer o fato de que Shorter é também um grande compositor de temas, que se tornaram verdadeiros standards do jazz moderno.

Tracks:
01 "Tom Thumb" (6:16)
02 "Go" (5:42)
03 "Schizophrenia" (6:50)
04 "Kryptonite" (Spaulding) (6:29)
05 "Miyako" (5:00)
06 "Playground" (6:20)


Wayne Shorter — tenor saxophone
Curtis Fuller — trombone
James Spaulding — flute, alto saxophone
Herbie Hancock — piano
Ron Carter — bass
Joe Chambers — drums

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário