sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Daiquiri

Outro gostinho de Cuba

Existem duas versões sobre sua origem. A primeira conta que ele surgiu por volta de 1900 em uma mina de ferro controlada pelos americanos e chamada Daiquiri, em Santiago de Cuba. O engenheiro Jemiings S. Cox teria criado a bebida e distribuído drinques aos mineiros, sob o pretexto de que aquele era um perfeito remédio para combater a febre amarela. Santo remédio, hein?!
Outra versão diz que os soldados cubanos que combatiam os colonizadores espanhóis, no final do século passado, carregavam na cintura um pequeno odre de couro contendo uma mistura de rum branco e suco de limão. Chamavam-na de “elixir da valentia”. Depois dos espanhóis, foi a vez de os americanos invadirem a ilha, entrando pela Praia de Daiquiri.
Os novos invasores logo aprovaram a mistura, mas adicionaram gelo picado para aliviar o calor escaldante da região e batizaram o drinque com o nome da praia em que estavam.

A popularização do coquetel aconteceu pelas mãos do lendário barman do Floridita,“La Cuna del Daiquiri” (O Berço do Daiquiri), em Cuba, Constantino Ribalagua.

Constantino Ribalagua servindo ninguém menos que Ernest Hemingway, no Floridita.


Ingredientes:
- 45-50 ml de Rum Branco
- 20 ml de Suco de Limão ou Sour Mix
- Gelo
Modo de Preparo:
- Coloque o rum e o sour mix ou suco de limão em uma coqueteleira com bastante gelo.
- Em um copo do tipo cocktail glass despeje a mistura sem o gelo usando um coador
- use uma rodela de limão como guarnição.

Outra maneira de preparar é cortando o limão em quatro, socar junto com o açúcar e bater tudo na coqueteleira, coando antes de servir no copo. O daiquiri da foto foi preparado dessa maneira. Ficou ótimo, modéstia à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário