domingo, 1 de fevereiro de 2009

Stanley Jordan

Magic Touch - 1984



No encarte desse disco há um aviso um tanto estranho: 'Não seja enganado pelo o que o seus ouvidos estão escutando. Apenas um guitarrista está tocando. Não há efeitos especiais. É difícil entender isso na primeira audição, mas há duas guitarras independentes em todas as faixas.'

Essa introdução deixa bem claro sobre o que esse disco representa para o jazz e a guitarra.Stanley Jordan tocava nas ruas de Nova York quando foi descoberto. Sua técnica de tocar duas guitarras ao mesmo tempo, uma base e outra solo, deve-se muito aos anos que estudou piano. Todo esse talento pode ser conferido no primeiro disco do guitarrista, Magic Touch. O álbum foi produzido por Al DiMeola, outra fera da guitarra.

Jordan aparece com quatro composições próprias. Entre elas, a bela melodia de 'All The Children', a funk 'Fundance' e 'New Love', que lembra as composições de Pat Metheny no início dos anos 80, mas são nas versões que o guitarrista surpreende. O disco começa com uma versão arrasadora de 'Eleanor Rigby' dos Beatles. Depois passa pelo blues em 'Freddie Freeloader', originalmente composta por Miles Davis. Para fechar a área jazz, ele recria a obra-prima de Thelonious Monk, 'Round Midnight'.

Na música pop ou rock, o guitarrista não faz feio também. É claro que, em um disco de guitarrista, não poderia faltar uma música de Jimi Hendrix. A escolhida foi a balada 'Angel'. Para completar, o maior sucesso comercial de Jordan até hoje, 'The Lady in My Life', que faz parte do álbum Thriller de Michael Jackson, e é considerada um padrão definitivo para o gênero conhecido como jazz contemporâneo.

Tracks:

1 - Eleanor Rigby

2 - Freddie Freeloader

3 - 'Round Midnight

4 - All the Children

5 - The Lady in My Life

6 - Angel

7 - Fundance

8 - New Love

9 - Return Expedition

10 - A Child Is Born


The Lady in My Life


Nenhum comentário:

Postar um comentário