domingo, 8 de fevereiro de 2009

Negroni

Clássico e elegante

Um dos mais clássicos coquetéis aperitivos de todos os tempos nasceu na Itália, na cidade de Florença, conhecida como a cidade da renascença, das artes e dos grandes artistas, matemáticos, músicos e tantos outros gênios que nasceram ou por lá passaram e fizeram grandes obras e descobertas para a humanidade. Michelangelo, Maquiavel, Dante Alighieri e Leonardo da Vinci, só para citar os mais conhecidos, viveram em Florença.

O Negroni foi criado por Fosco Scarselli, barman do Casoni Bar, no ano de 1919, na cidade de Florença. Atendendo ao pedido de um conde chamado Camillo Negroni, assíduo frequentador do Casoni e grande apreciador do coquetel Americano, feito à base de uma mistura de Campari, Vermouth Rosso e Club Soda. Conta a história que o Conde Negroni chegou ao bar um tanto entediado e pediu ao barman Scarselli que preparasse seu coquetel habitual, mas que misturasse algo diferente que pudesse dar mais força e personalidade à receita do Americano. Scarselli, aproveitando-se desse pedido e utilizando todo seu talento e conhecimento sobre bebidas e misturas, acrescentou gin, o mais perfumado de todos os destilados brancos, dando mais perfume, energia e brilho ao intenso vermelho do campari e ao opaco vermouth do Americano, criando uma mistura de sabor mais pronunciado e aromático. Para finalizar a criação, Scarselli acrescentou uma fatia de laranja deixando o drinque com um perfume cítrico e um leve frescor.

O conde Negroni gostou tanto da mistura que passou a pedir a Scarselli para prepará-la sempre que voltava ao Casoni. Então, em homenagem ao seu principal consumidor e responsável pela sua criação, Scarselli resolveu batizar o drinque com o nome do Conde Camillo "Negroni".

O Negroni é um dos drinques mais fáceis de se preparar, e é por isso também que nunca pode faltar nas reuniões etílicas que faço com meu amigo Mateuchev, que, a princípio, reclamava do gosto amargo do Campari.

Ingredientes:
- 30 ml de Gin
- 30 ml de Campari (para aqueles que não gostam muito do amargor do Campari, aconselho a colocar apenas algumas gotas do bitter).
- 30 ml de Vermouth Rosso (Tinto)
- Club Soda (opcional)
- Gelo
Modo de Preparo:
- Misture todos os ingredientes, exceto a Club Soda, diretamente no copo do tipo Old Fashioned
preenchido com gelo.
- Mexa levemente.
- Decorar com 1/2 fatia de laranja e casca de limão(costumo colocar uma cereja, para dar um charme a mais).
- Coloque um splash de Club Soda caso desejar (a mistura deixa o drinque mais suave).

Vou degustar meu Negroni ao som de Luciano Pavarotti
Nessun Dorma, de arrepiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário