quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Terceiro Homem - 1949

A repetina morte de um amigo faz com que um escritor decida por investigar o caso por conta própria. Dirigido por Carol Reed (Trapézio) e com Joseph Cotten, Orson Welles e Trevor Howard no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia - Preto e Branco.

Sinopse
O escritor de romances policiais desempregado Holly Martins desembarca na Viena do pós-Segunda Guerra a convite de um ex-colega, Harry Lime, que lhe oferecera um trabalho. Ao chegar, porém, descobre que Lime havia morrido dias antes num estranho acidente automobilístico. Intrigado pela inconsistência das informações que amigos e ex-sócios de Lime dão sobre o ocorrido, o escritor decide investigar o que realmente se passou.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Fotografia - Preto e Branco, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Edição.

- Ganhou o BAFTA de Melhor Filme Britânico, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme.

- Ganhou o Grande Prêmio do Festival de Cannes.


Curiosidades
- O produtor David O. Selznick inicialmente queria que Noel Coward interpretasse o personagem Harry Lime. Orson Welles apenas foi contratado por insistência do diretor Carol Reed.

- Carol Reed queria que James Stewart interpretasse o personagem Holly Martins. A escolha por Joseph Cotten foi uma exigência do produtor David O. Selznick, que tinha o ator sob contrato na época das filmagens.

- O roteirista Graham Greene baseou o personagem Harry Lime no agente britânico Kim Philby, que foi o superior do próprio Greene no Serviço Secreto de Inteligência Britânico.

- Quando acertou sua participação em O Terceiro Homem foi oferecido a Orson Welles que ele recebesse um alto salário por sua atuação ou uma porcentagem dos lucros que o filme tivesse nas bilheterias. Welles escolheu receber um salário, mas ao perceber que o filme iria se tornar um grande sucesso tentou, sem conseguir, mudar seu pagamento para a porcentagem nos lucros.

- Entre 1951 e 1952 Orson Welles estrelou uma série de rádio que narrava as aventuras de seu personagem em O Terceiro Homem, antes dos eventos mostrados no filme.

- O Grande Prêmio do Festival de Cannes, que foi ganho por O Terceiro Homem, era o equivalente da época à Palma de Ouro, que apenas passou a ser entregue a partir de 1955.

Ficha Técnica
Título Original: The Third Man
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1949
Estúdio: London Film Productions / British Lion Film Corporation
Distribuição: Lion International Films / Canal+ / Selznick Releasing Organization
Direção: Carol Reed
Roteiro: Graham Greene, baseado em estória de Graham Greene e Alexander Korda
Produção: Carol Reed, Alexander Korda e David O. Selznick
Música: Anton Karas
Fotografia: Robert Krasker
Direção de Arte: Vincent Korda, John Hawkesworth, Joseph Bato e Dario Simoni
Figurino: Ivy Baker
Edição: Oswald Hafenrichter


Elenco
Joseph Cotten (Holly Martins)
Alida Valli (Anna Schmidt)
Orson Welles (Harry Lime)
Trevor Howard (Major Calloway)
Bernard Lee (Sargento Paine)
Ernst Deutsch (Barão Kurtz)
Siegfried Breuer (Popescu)
Erich Ponto (Dr. Winkel)
Wilfrid Hyde-White (Crabbin)

Download

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário